Notícias

Governo italiano condena ataque contra sinagoga em Manchester

O governo italiano condenou “veementemente” o ataque contra uma sinagoga em Manchester, em meio às celebrações do feriado Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo, o qual deixou mortos e feridos.

“Condeno veementemente o ataque à sinagoga de Manchester.

Um ato gravíssimo dirigido à comunidade judaica no dia do Yom Kippur”, escreveu o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, no X.

Segundo ele, “o povo judeu, assim como todos nós, está sob ataque, assim como o valor da liberdade religiosa, os princípios de tolerância e respeito que são a base de nossas democracias”.

“Não devemos ceder em nenhum momento, em nenhuma circunstância: não devemos esquecer as atrocidades do passado recente. Juntos, devemos defender a paz e a liberdade”, enfatizou.

O chanceler italiano ainda expressou sua proximidade com as famílias das vítimas e com o governo britânico e anunciou que a Farnesina e o Consulado da Itália em Manchester estão acompanhando de perto os desdobramentos do ataque ocorrido na sinagoga.

Por fim, Tajani pediu que os cidadãos italianos na Inglaterra “entrem em contato com a Unidade de Crise” para emergências ou relatos.

Mais cedo, o vice-premiê da Itália já havia dito no Senado que o Parlamento e o país têm o dever absoluto de se unir para condenar severa e concretamente todas as formas de antissemitismo, “um monstro perturbador que está ressurgindo em nossas sociedades”. 

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse estar “profundamente chocada” com o ataque contra uma mesquita em Manchester, que deixou mortos e feridos em meio às celebrações do feriado Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo.

Em comunicado, a premiê italiana afirmou que “o antissemitismo não pode e não terá lugar na Europa”.

“Estou profundamente chocado com o ataque vil e brutal a uma sinagoga em Manchester, realizado no dia sagrado do Yom Kippur. Estou ao lado das famílias das vítimas, da comunidade judaica e da nação britânica como um todo”, declarou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios