Notícias

“Invasão” de javalis selvagens vira motivo de alerta na Itália

Diversas regiões da Itália apresentaram à Comissão da Agricultura um plano para controlar o “crescimento descontrolado da população da fauna selvagem, em particular de javalis”.

O alerta foi feito em um documento aprovado pela conferência das regiões e províncias autônomas da Itália e propõe sete intervenções para combater a situação.

Entre as solicitações está a introdução de “cifras específicas de apoio à polícia provincial na implementação de planos de controle ao surgimento dos animais, a prestação de cobertura de seguros em caso de danos causados pelos javalis, com uma indenização de 100%, além da constituição de uma comissão técnica nacional específica.

“O crescimento descontrolado da população de animais selvagens, em particular dos javalis, tornou-se uma verdadeira emergência em todo o país que causa danos consideráveis à agricultura, um aumento dos acidentes rodoviários com consequências por vezes fatais e riscos para a saúde e higiene relacionados com a propagação de doenças, como a peste suína africana, que podem comprometer todo o setor pecuário”, diz o texto lançado pelos representantes da Conferência das Regiões durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara.

Segundo Cristiano Corazzari, vereador da região do Vêneto, “é urgente definir instrumentos de intervenção adequados, porque o quadro regulamentar nacional está desatualizado e deficiente”.

“Precisamos fazer as regras mais efetivas da Lei nº 157/1992 e da Lei Delrio para permitir uma efetiva restauração do equilíbrio ambiental que a situação de desenvolvimento descontrolado da fauna silvestre nos últimos anos substancialmente comprometeu”, acrescentou Corazzari.

Recentemente, a presença de javalis selvagens na ruas de alguns bairros de Roma, na capital da Itália, chegou a virar tema da campanha para a eleição à prefeitura, tendo em vista que os animais começaram a aparecer com frequência atraídos pelo lixo da cidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios