Notícias

ICE apresenta o Brasil da Copa e das oportunidades em Roma

Na sede romana do ICE, foi realizada a conferência "Brasil: Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016- Oportunidades de cooperação", que contou com a participação de representantes do Ministério do Esporte brasileiro e do estado de Rio de Janeiro, bem como membros da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Como observou o presidente do ICE, Umberto Vattani, "a iniciativa, organizada em colaboração com a Confindustria, integra o projeto do ICE chamado Italy for Sport, desenvolvido para garantir a participação de empresas italianas na realização de grandes atividades de infraestrutura ligadas aos eventos esportivos".

A grande participação, cerca de 270 empresários, destaca o interesse ao projeto do Instituto.

"A conferência – disse Vattani – representa uma grande oportunidade para empresários de conhecer os projetos brasileiros que o Brasil pretende implementar nas áreas de infraestrutura, equipamentos de hotelaria, segurança, contratos e bens de consumo diretamente com os responsáveis; além de participar a encontros bilaterais relativos à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. Estas ocasiões – disse Vattani – permitirão às nossas empresas de intervenir na realização dos dois eventos esportivos mais seguidos no mundo, dando visibilidade incomparável para o Made in Italy".

Para o Mundial de Futebol, o compromisso financeiro necessário è estimado em cerca de 20 bilhões de euros, enquanto aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foram previstos cerca de 13 bilhões de euros.

"Os investimentos maiores vão abranger estádios, aeroportos, hotéis e mobilidade urbana. Interessantes perspectivas para a Itália – afirma o presidente do ICE – já que as exportações italianas ao Brasil voltaram a crescer, cerca 50% a mais nos primeiros nove meses de 2010, em comparação ao mesmo período de 2009”.

O programa prevê um foco do trabalho – realizado pelo superintendente da área de Pesquisas Econômicas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ernani Teixeira Torres Filho, e pelo vice-diretor do ICE em San Paolo, Gianni Loreti – sobre instrumentos e mecanismos de financiamento das obras e o apoio que o ICE é capaz de proporcionar às empresas italianas.

Estiveram presentes no evento, entre outros, o diretor geral do ICE, Massimo Mamberti, representanto a Confindustria, o vice-presidente para as Infraestruturas, Cesare Trevisani; para o Ministério do Desenvolvimento Econômico, o diretor-geral para as Políticas de Internacionalização e Promoção do Comércio, Pietro Celi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios