Notícias

ELEIÇÕES LOCAIS: Primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi diz que a prioridade é o segundo turno

O premier italiano Silvio Berlusconi segue sem falar com a imprensa após o resultado desfavorável para o governo nas eleições, especialmente em Milão, preocupado em manter unida a coligação governista diante da perspectiva do segundo turno, de 29 a 30 de maio próximos.

A primeira preocupação de Berlusconi é Umberto Bossi, líder da Liga Norte e principal aliado do seu partido – PDL, Povo da Liberdade, que disse, com sua habitual franqueza, que "uma coisa é certa: não seremos arrastados para o fundo".

Em se referindo particularmente ao caso de Milão – onde a prefeita do PDL, Letizia Moratti, não só foi forçada a ir a segundo turno pelo candidato da centro-esquerda, Giuliano Pisapia, como enfrenta a nova votação em desvantagem, Bossi disse sem rodeios: "Perdemos, e perdemos porque fizemos uma campanha eleitoral equivocada".

O líder se referiu tanto ao tom agressivo da campanha de Moratti, como ao fato que Berlusconi – que era uma das cabeças da lista do PDL em Milão – apresentou o voto municipal como um referendo sobre sua liderança: em ambos os casos, os problemas reais dos milaneses foram deixados em segundo plano no discurso eleitoral.

Ainda assim, Bossi advertiu a oposição da centro-esquerda para "não se iludir", porque a coalizão governista tem agora uma única prioridade: garantir a vitória nas urnas em Milão, a capital econômica e reduto da centro-direita há 15 anos, ou seja, desde quando Berlusconi entrou na política. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios