Notícias

GRAVE CRISE ECONÔMICA: Depois da Grécia, Itália vira foco do pânico europeu

Depois de passarem por Irlanda, Portugal e Grécia, as turbulências econômicas da Europa se concentram nesta semana na Itália. Tudo indica que as dúvidas sobre a capacidade italiana de honrar os compromissos de sua dívida astronômica gerarão uma crise política como a que está abalando a Grécia desde a semana passada. No entanto, analistas veem a situação com maior preocupação do que episódios passados da crise europeia.

A Itália é a terceira maior economia da zona do euro e está longe de ser considerada periférica no mapa econômico da União Europeia.

Segundo o editor de Europa da BBC, Gavin Hewitt, a crise italiana pode ser explicada de uma maneira simples: os mercados duvidam que o premiê Silvio Berlusconi tenha credibilidade para implementar as reformas que reduzirão a enorme dívida do país e gerarão crescimento.

Sem isso, diz Hewitt, os investidores consideram que o país está se encaminhando para um cenário onde os custos de tomar empréstimo se tornarão insustentáveis. Nesse caso, a Itália necessitará de um pacote de resgate.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios