Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: GRAVE CRISE ECONÔMICA: Famílias italianas enfrentam difiuldades financeiras, segundo pesquisa
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > GRAVE CRISE ECONÔMICA: Famílias italianas enfrentam difiuldades financeiras, segundo pesquisa
Notícias

GRAVE CRISE ECONÔMICA: Famílias italianas enfrentam difiuldades financeiras, segundo pesquisa

Fabio Botto
Compartilhar
Famílias italianas enfrentam difiuldades financeiras, segundo pesquisa
Compartilhar

Famílias italianas enfrentam difiuldades financeiras, segundo pesquisaCom a chegada do outono europeu, quase uma em cada quatro famílias italianas (24%) enfrenta dificuldades financeiras (+3% em relação a 2011) e 48% dos italianos acreditam que a situação ainda pode piorar. É o que destaca a pesquisa de Coldiretti-SWG. Neste contexto, dois em cada três italianos cortam desperdícios à mesa.

A pesquisa também mostra que 51% das famílias mal conseguem arcar com as despesas básicas, enquanto 8% não têm renda suficiente nem mesmo para o essencial. Há, no entanto, 40% de italianos que vivem sem grandes problemas econômicos e apenas 1% que podem se permitir alguns luxos.

https://www.provincia.biella.it/

Contra a crise, a maioria dos italianos acabou se tornando um detetive na hora das compras, com 56% que se contorcem em busca de ofertas especiais 3 por 2 e descontos, 62% que comparam mais atentamente os preços, e mais da metade (51%) que saem à caça de produtos mais baratos.

Entre aqueles que reduziram os desperdícios, 67% o fizeram comprando com mais cautela, 59% usando os restos na próxima refeição, 40% diminuindo o volume das compras e 38% prestando atenção na data de validade. Com a mudança de hábitos, a compra de produtos de comércio justo foi abandonada por 8% daqueles que os consumiam regularmente; enquanto 7% desistiram de comprar alimentos étnicos.

Apesar nos bolsos dos italianos se soma também o aumento do IVA, que pode sair bastante 'salgado': mais de meio bilhão só para as despesas com alimentação, com efeitos depressivos sobre o consumo à mesa, que já registrou um declínio alarmante, revelou análise da Coldiretti apresentada no Fórum Internacional para Agricultura e Alimentação, em curso em Cernobbio (província de Como).

"Um novo aumento do IVA seria insustentável para os efeitos sobre o consumo em uma fase em que a falta de liquidez e confiança já levou a uma diminuição nos gastos", observou o presidente da Coldiretti Sergio Marini, destacando que "a medida poderá alimentar um círculo vicioso: o aumento do IVA diminui os consumos e a produção, que por sua vez aumentam o desemprego e a dívida pública".

Já Ires-CGIL e CER denunciam que quem tem menos, pagará mais. O impacto sobre as famílias do aumento da taxa do IVA previsto pela lei de estabilidade "tem efeitos regressivos". Com base em um estudo, eles destacam que "as famílias mais pobres, em proporção à renda, vão sentir esse aumento do IVA quase três vezes mais do que as famílias de maior renda".

Você pode se interessar também por ...

Presidente dos EUA, Barack Obama lamenta terremoto e oferece ajuda à Itália
TIM lança academia focada em Inteligência Artificial para capacitar colaboradores
Relatório divulga quais são as melhores e as piores cidades para ser mãe na Itália
Governo da Itália aprova decreto para gerir fluxos migratórios
PIB da Itália não cresce desde 2011, mostra Instituto de Estatísticas Italiano
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis

Fabio Botto
Fabio Botto
17 de maio de 2026
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
Itália passa a exigir placas de identificação para patinetes elétricos
Cineasta italiano Paolo Sorrentino prepara documentário sobre trajetória de Carlo Ancelotti
FSSPX confirma sagrações de novos bispos. Vaticano endurece o tom alegando “cisma”
Italiano Fabio Di Giannantonio vence corrida caótica no GP da Catalunha de MotoGP
Tenistas italianos Bolelli e Vavassori fazem história e conquistam título inédito nas duplas em Roma
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?