Notícias

GRAVE CRISE ECONÔMICA: França e Alemanha anunciam novo plano anticrise na próxima semana

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou que pretende apresentar, juntamente com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, uma série de propostas para solucionar a crise de confiança nas dívidas da zona do euro na próxima segunda-feira. Entre as medidas, estariam sanções automáticas aos países que não respeitarem as regras orçamentárias do bloco monetário.

"Se quisermos que o euro sobreviva, não temos escolha: precisamos ser contrários à solidariedade para com todos aqueles que duvidam da viabilidade" da moeda e especulam sobre sua extinção, afirmou Sarkozy, acrescentando que o Banco Central Europeu (BCE) terá um papel vital na mitigação da crise da zona do euro. "Estou convencido de que, diante do risco deflacionista que ameaça a Europa, o BCE vai agir. É sua responsabilidade", avaliou. 

Já a Alemanha busca apoio para que sejam aprovadas, na reunião de cúpula da União Europeia (UE) prevista para os dias 8 e 9, em Bruxelas, na Bélgica, sanções automáticas aos países que violarem as regras de estabilidade da zona do euro.

"Não temos tempo a perder. Nós devemos alcançar um acordo político no próximo Conselho Europeu", escreveu o ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, em artigo publicado no jornal Ouest France. Westerwelle disse que a Alemanha busca consenso entre os 27 países que integram a UE, mas esclareceu que o mecanismo seria válido somente às nações que integram a zona do euro. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios