Notícias

GRAVE CRISE SOCIAL: Prefeitura de Verona, norte da Itália, quer afastar sem-teto de centro histórico

Com o objetivo de evitar a aglomeração de sem-teto em algumas áreas do seu centro histórico, a Prefeitura de Verona, cidade localizada no norte da Itália, estabeleceu uma multa que vai de 25 a 500 euros (de R$ 77 a R$ 1,53 mil) para quem distribuir alimentos e bebidas a mendigos nessas zonas.

Assinada pelo prefeito Flavio Tosi, do partido de extrema-direita Liga Norte, a ordem ficará em vigor até o dia 31 de outubro de 2014.

A medida nasceu após os protestos dos moradores das regiões turísticas do município – famoso por ter sido cenário do romance entre Romeu e Julieta -, que não gostavam de ver pórticos e praças de algumas das partes mais bonitas de Verona serem transformados em acampamentos para os que não têm residência fixa, com colchões, garrafas e restos de comida abandonados.

A permanência de sem-teto e necessitados no centro histórico se dava pelo fato de associações de caridade e cidadãos comuns distribuírem alimentos e bebidas nessa área da cidade. Segundo Tosi, a proibição não é uma iniciativa contra os pobres, já que a Prefeitura estabeleceu locais adequados para oferecer comida a quem precisa.

Entre as zonas afetadas pela medida estão os arredores da Arena de Verona, um anfiteatro mais bem conservado, embora menor, que o Coliseu de Roma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios