Notícias

Itália assina acordo de imigração com rebeldes líbios

A Itália assinou um acordo com o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, formado por rebeldes, que visa estabelecer uma cooperação entre os dois países para conter a imigração ilegal.

O documento prevê a troca de informações sobre «o fluxo de imigrantes ilegais», assim como as organizações que operam no transporte clandestino de estrangeiros, seus itinerários e modos de atuar.

O acordo também contempla dados sobre grupos «especializados em falsificação de documentos e passaportes» e estabelece uma «recíproca assistência e cooperação na luta contra a imigração ilegal, incluindo a repatriação de imigrantes em posições irregulares».

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Franco Frattini, o tratado demonstra «o quanto é estreita a colaboração entre a Itália e a nova Líbia democrática que está a ser construída».

Para o diplomata, Itália poderá ter com o CNT «uma colaboração mais transparente e coerente em relação ao que tinha no passado» com o governo do ditador Muammar Kadhafi.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios