Notícias

Brexit pode afetar PIB da Itália, diz Banco Central

Menos de um mês após o referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), economistas do Banco Central da Itália (Bankitalia) revisaram para baixo suas projeções de crescimento para a economia italiana. Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira, dia 15, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) italiano pode ficar abaixo do esperado de 1% como efeito do "Brexit". Em 2017, a cifra deve ser apenas levemente maior.   

Em comunicado, analistas do BC destacam, no entanto, que as exatas consequências ainda são "hipotéticas", mas que o crescimento do país deve desacelerar na segunda metade do ano.   

Anúncio foi feito dias após o Fundo Monetário Internacional (FMI) fazer projeções similares. Segundo a instituição, o PIB terá uma expansão inferior a 1% em 2016, sendo que a previsão anterior era de 1,1%. Já a perspectiva para 2017 foi reduzida de 1,25% para 1%.

Dívida pública – Além disso, a Itália registrou um novo recorde de dívida pública, ultrapassando o 2,2 trilhões de euros. Isso representa um aumento de 10,9 bilhões do débito da administração pública se comparado ao mês anterior. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios