Notícias

Rádio Italiana participa do evento “Mille Miglia” no tradicional “Restaurante Leopolldo” em SP

A Rádio Italiana representada pelo jornalista Fabio Botto, o radialista Waldemar Manassero e pela tradutora Carla Luzzati participaram de um dos principais eventos da coletividade italiana no Brasil, o "Mille Miglia", realizado no "Leopolldo" no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo.

 

Na ocasião participaram do evento 350 empresários italianos que integraram o Fórum Brasil-Italia, além de várias personalidades e membros da política brasileira e italiana.

 

Políticos e personalidades italianas no jantar no restaurante LeopolldoEstiveram presentes também, o cônsul da República de San Marino, Giuseppe Lantermo, o embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca, o cônsul italiano em São Paulo, Marco Marsilli, o ministro italiano Claudio Scajola, o diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Attilio De Gasperis, o presidente da Câmara de Comércio Italiana em SP, Edoardo Pollastri, o jornalista Claudio Carsughi, a educadora Cecília Gasparini, o cônsul da Rússia em SP, entre outros.

 

Waldemar Manassero, Dott. Attilio de Gasperis e sua esposaO evento "Mille Miglia 2009" é o símbolo do "Made in Italy" e foi um íncone para os italianos por décadas. Carros clássicos raros e valiosos, de 1927 a 1957, alguns deles saídos de museus de fábrica ou de garagens de colaboradores eram geralmente dirigidos por seus proprietários entusiastas.

 

“Mille Miglia”, rali esportivo, foi idealizado como única prova e organizado pelo Conde Aymo Maggi e Renzo Castagneto em resposta a não inclusão de Brescia, sua cidade natal, no Grande Prêmio da Itália, juntamente com Franco Mazzoti, que financiou o evento.

 

Fabio Botto, Carla Luzzati e Waldemar ManasseroO percurso foi escolhido em forma de “oito”, de Brescia a Roma, incluindo o retorno, em uma distância de cerca de 1.600 km (corresponde a mil milhas, daí a origem do nome). Somente após o final da primeira edição da “Mille Miglia”, devido ao enorme sucesso, a prova foi repetida nos anos seguintes.

 

Nas sucessivas edições o traçado foi modificado por 13 vezes. A primeira, que aconteceu em 26 de março de 1927, teve a participação de 67 equipes, com duas estrangeiras (ao volante da pequena Peugeot 5 HP spider). No final, 55 carros conseguiram terminar o circuito. Os vencedores:  Ferdinando Minoia e Giuseppe Morandi a bordo de uma OM, completaram a prova em 21 horas, 4 minutos e 48 segundos, com média de 77 km/h.

 

A importância do evento foi assinalada pela presença do ministro italiano do Desenvolvimento Econômico, Claudio Scajola e o presidente mundial  ICE  – Instituto Italiano para o Comércio Exterior – Umberto Vattani, que lideraram a missão empresarial com 350 empresários italianos, para o II Forum Brasil Itália, na FIESP, em São Paulo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios