Catolicismo Romano

Habemus Papam! – Artigo escrito por Mônica Romano

Desde quando os 133 cardeais vindos do mundo inteiro foram fechados “a chave” na Capela Sistina o mundo inteiro voltou os olhos para Roma.

O Conclave teve início após a Celebração da Missa, e eles poderiam se abster de fazer um escrutínio no mesmo dia, mas não , fizeram a primeira votação e no início da noite lá, fim da tarde aqui no Brasil, a fumaça preta revelava que não tínhamos Papa!

Vi um post no Instagram e não pude conter o riso , com a foto da chaminé e a fumaça branca, alguém informava que este era o  “ Chá Revelação “, o mais antigo do mundo! E não é que é verdade? O nascimento de um novo Pedro para guiar a Igreja é ansiosamente esperado.

Acompanhar a cor da fumaça que sai da chaminé é uma tensão tão grande para nós que professamos a fé Católica e também para os que não professam, pois eles podem até não reconhecer , mas o Poder de Deus está concentrado ali, os caminhos que o mundo vai seguir serão ditados dali, se a fé diminui , se aumenta as diretrizes saem de lá.

Pela manhã acordamos e recebemos a notícia de mais uma fumaça preta. A Igreja Bergoliana criou uma casta de gente idiota que sinto vergonha alheia . Vi outro “post” de um grupo de mulheres com fumaça rosa , ou outros questionando um suposto racismo em torno da fumaça ser preta para indicar algo negativo. Deus, dê-me paciência!

Fiquei confusa com a fumaça que saiu aos exatos 13:10h ( horário de Brasília)  , 17:10h ( horário local) , começou meio negra e depois a cor branca inconfundível. “Habemus Papam” ! Torcem tanto o nariz para o latim, mas nesta hora é o que todo mundo diz. Desde então, passaríamos 1 hora de pura angústia, quem é? Que nome vai escolher? Confesso que fiquei temerosa. Pietro Parolim já entrou com 40 votos certos diziam… não poderia ser pior para a Igreja , afinal foi ele que costurou aquele acordo espúrio na China, além de ser fiel escudeiro de Francisco, e tinham outros igualmente progressistas correndo por fora como o Zuppi, Tagle… Mas a ala conservadora também estava bem representada com o Cardeal Sarah, Peter Erdo e Miller. Os nomes Francisco II começaram a pipocar na Rede X, nas lives católicas surgiram os nomes de Leão XIV e Pio XIII, eu até cheguei a pensar nesses nomes sim, seriam um indicativo de que foi eleito um conservador.  Quando o Cardeal Dominique Mamberti , protodiácono disse “Leão XIV” meu coração disparou! Senti arrepios, e para complicar ainda mais , o nome Robert foi mencionado, mas não era o Robert que que eu e a maior parte do mundo católico conservador queria, era Robert Francis Prevost! Americano. Ninguém estava preparado para isto, um americano, quem diria? Os Estados Unidos, um país de maioria protestante! Não que isto fosse impeditivo, afinal o Papa Bento XVI era alemão, um país protestante primário, mas é que Robert Prevost não estava no radar de ninguém! Nada mais certo que a frase “ No Conclave entra Papa e sai… Cardeal “.

Pouco se sabe do novo Leão XIV, com 69 anos é novo, me pareceu forte e com saúde. Discreto, estava muito emocionado com a eleição, foi Bispo no Peru em 2015, ordenado padre em 1982 e tornou-se cardeal a menos de dois anos em setembro de 2023 quando passou a trabalhar no Vaticano a pedido do Papa Francisco, nasceu em Chicago,  Illinois em 14 de Setembro de 1955. Além de ser Agostiniano.

Por mais que se diga que é da ala progressista não se pode afirmar que continuará com o projeto de Francisco. Deu pouquíssimas entrevistas, em suas últimas declarações foram contra a deportação imposta pelo governo Trump, mas isto é questão de opinião pessoal e não doutrinária, ele trabalhou no Peru! Deu apoio moderado a “ Fiducias Supplicans” de Francisco que concede benção a casais em situação divergente do que pede a Igreja, embora digam que ele não concorde com o que vivem pessoas da “sopa de Letrinhas “ e tem posição contrária ao aborto e outros temas caros à Igreja. Esteve envolvido em pelo menos dois casos de abuso em sua diocese, ocorre que estes casos não foram diretamente ligados a ele, mas o acusaram de omissão em ambos.

O que chama atenção é a escolha do nome, Leão XIV é o máximo que qualquer católico poderia querer, quer Leão, quer Pio, são pontificados que ficaram marcados na Igreja e se a intenção de escolha do nome é indicativo de que linha seguir podemos deduzir que o Papa Leão XIV vai usar todo seu conhecimento agostiniano nisto. Santo Agostinho , o maior e mais respeitado Doutor da Igreja e fora dela, (embora eu ache que o maior mesmo é São Tomás de Aquino). Agostino goza de prestígio junto aos protestantes também. De vida desregrada, depois de anos de orações e intervenções de sua mãe Santa Mônica , Agostino se converteu e seu conhecimento, e escritos atravessaram o tempo , e dispensam apresentação. Escolher Leão , me dá a impressão que será combativo na luta do bem contra o Mal e ele entende bem o que estamos enfrentando neste mundo, é um retorno ao Divino e uma saída estratégica do campo político no mundo.

Irei reforçar minhas orações e espero que finalmente Leão XIV seja aquele que vai enfim reunir todo o rebanho em uma Igreja que fale a mesma língua e caminhe no mesmo sentido. Quem estiver fora da barca que procure lavar suas vestes e entre, quem estiver dentro dela com as mesmas sujas que aproveitem e se purifiquem.

Mônica Romano é catequista em Belo Horizonte, Minas Gerais, e colaboradora dos portais “Radio Italiana” e “Catolicismo Romano”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios