Música ItalianaNotícias

LUTO NA MÚSICA ITALIANA: Morre Toto Cutugno, símbolo no exterior com a canção “L’italiano”

O cantor e compositor italiano Salvatore “Toto” Cutugno morreu no hospital San Raffaele, em Milão, aos 80 anos, informou seu empresário Danilo Mancuso.

O artista foi internado após sofrer uma piora no seu quadro de saúde devido a uma “longa doença”.

Cutugno é conhecido principalmente pela canção “L’Italiano” (1983), que se tornou um símbolo dos cidadãos do “Belpaese” no exterior e conquistou o mundo todo, incluindo Israel, Irã e Coreia, vendendo milhões de discos.

Entre seus outros sucessos também estão “Solo noi” (1983), “Serenata” (1985), “Insieme” (1992), “Buona Notte” (1986) e “Innamorati”.

Ao todo, ele venceu uma vez e ficou em segundo lugar em seis ocasiões. Considerado um verdadeiro “showman”, capaz de passar com extrema facilidade de compositor a apresentador de televisão – em 1987 esteve à frente de uma edição de sucesso de “Domenica In” -, Cutugno era toscano, mas foi criado na Ligúria.

Com menos de 20 anos, ele fundou o grupo “Toto e i Tati”, propondo suas canções ao vivo. Em 1975, se tornou um grande sucesso na França e, no ano seguinte, estreou em Sanremo.

”Deixe-me cantar com o violão na mão, deixe-me cantar, sou italiano”, é o slogan que defendeu por toda sua carreira.

Em 2019, Cutugno provocou polêmica e chegou a ser proibido de entrar na Ucrânia por suas supostas posições pró-russas. Na ocasião, um grupo de deputados alegou que o italiano era “um membro da associação Amigos de Putin e apoiou a anexação da Criméia”.

Além disso, ele foi classificado como “agente de apoio à guerra da Rússia na Ucrânia. O italiano, no entanto, disse ter ficado “surpreso e preocupado”, declarando-se sempre distante da política: “Sou apolítico”.

Já em 2021, ele teve o prazer de passar o bastão ao Maneskin durante o Festival Eurovision, após ter vencido a competição europeia em 1990.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios