Notícias

Hackers roubam passaportes de hotéis e colocam à venda na Itália

Milhares de documentos de identidade foram hackeados em hotéis da Itália e colocados à venda em um fórum clandestino na dark web pelo grupo cibercriminoso “Mydocs”, informou o jornal Corriere del Veneto, citando autoridades italianas.

De acordo com a Agência para a Itália Digital (AgID), a atividade ilícita envolveu milhares de digitalizações em alta resolução de passaportes, carteiras de identidade e outros documentos de identificação usados pelos hóspedes durante o check-in.

As operações começaram em junho passado, mas, no último fim de semana, o grupo hacker fez novas publicações oferecendo mais de 70 mil documentos roubados de quatro hotéis diferentes para venda.

A reportagem afirmou ainda que entre os estabelecimentos afetados está o Hotel Ca’ dei Conti, em Veneza, de onde 38 mil imagens foram roubadas ilegalmente em julho.

Outros roubos de dados teriam ocorrido no hotel “Casa Dorita”, em Milano Marittima (2,3 mil documentos); no hotel Regina Isabella, na ilha de Ischia (30 mil); e no Hotel Continentale, em Trieste (17 mil). Entre as vítimas também está um hotel cinco estrelas nas Ilhas Baleares, o Hills Boutique Mallorca, na Espanha.

O relatório da AgID data de 6 de agosto e diz que os documentos teriam sido roubados entre junho e julho de 2025. No entanto, a declaração foi atualizada nos dias 8 e 11 de agosto, porque os hackers postaram imagens de mais 17 mil documentos pixelados online, oferecendo-os à venda por preços que variam de 800 euros a 10 mil euros.

Daniele Minotto, vice-diretor da Associação de Hoteleiros de Veneza (AVA), esclareceu que “os hoteleiros não têm permissão legal para arquivar arquivos contendo documentos de hóspedes, mas os hackers precisam apenas de acesso ao scanner para enviar carteiras de identidade ou passaportes”.

Já Salvatore Pisani, da Confindustria Turismo Venezia, disse não ter “conhecimento de quaisquer ataques em massa”: “Este ataque provavelmente envolve pequenos estabelecimentos que não estão adequadamente protegidos. Nossa associação ativou convênios e cursos de treinamento para prevenir esses eventos”, concluiu.   

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios