Notícias

Ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, avança contra casamento de pessoas do mesmo sexo

Líder da Nova Centro-Direita (NCD), partido que integra a coalizão do premier centro-esquerdista Matteo Renzi, o ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, prometeu agir contra a aceitação no país de casamentos entre pessoas do mesmo sexo contraídos no exterior.

Contrário às uniões homossexuais – que não são autorizadas pela lei italiana -, ele disse que enviará a todos os administradores de províncias uma circular exigindo que eles "convidem" os prefeitos que concordaram em transcrever tais matrimônios em suas cidades a cancelar essas disposições.

"O ponto é um só: a transcrição de casamentos celebrados no exterior entre pessoas do mesmo sexo não está em conformidade com as leis italianas", declarou o político conservador. Alfano também disse que "atos ilegitimamente adotados" serão revogados, caso os próprios prefeitos não o façam.

A resposta contra a posição do ministro foi imediata. Matteo Orfini, presidente do Partido Democrático (PD) – o mesmo de Renzi -, afirmou que o líder da NCD deve se preocupar em tornar possível o casamento de homossexuais na Itália, ao invés de anular a transcrição dos matrimônios contraídos em outras nações.

Já o prefeito de Bologna, Virginio Merola, se recusou a cancelar uniões entre pessoas do mesmo sexo no município. "Se querem anular as transcrições, que o façam, mas eu não retiro minha assinatura. Podem fazer, mas não no nome de Bologna, que eu represento. Não obedecerei", ressaltou.

Fazendo eco à posição de Merola, o prefeito suspenso de Nápoles, Lugi De Magistris, lamentou a decisão de Alfano e disse que ela contrasta com a "Constituição republicana e as liberdades civis" da Itália.

"Vi muita polêmica ideológica sobre uma decisão minha que diz respeito apenas ao cumprimento da lei. Eu só quero que a lei seja respeitada", justificou-se o ministro do Interior.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios