Notícias

Hillary Clinton diz que Berlusconi é melhor amigo dos EUA

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, se reuniu à margem da cúpula da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) no Cazaquistão, com a Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que confirmou as ótimas relações entre os dois países, após revelações divulgadas esta semana sobre o premier italiano pelo site WikiLeaks.

"Não temos amigo melhor. Ninguém defende a administração norte-americana com a mesma coerência com a qual nestes anos o Berlusconi defendeu as administrações de [George W.] Bush, [Bill] Clinton e [Barack] Obama", disse a Secretária de Estado.

A Hillary Clinton afirmou que "as administrações norte-americanas, democráticas e republicanas, sabem que podem contar com o primeiro-ministro para realizar políticas que defendam os valores que compartilhamos".

O "Berlusconi garantiu no Afeganistão uma defesa generosa e trabalhou na Europa com [o presidente da França, Nikolas] Sarkozy para a estabilização da Geórgia", destacou a funcionária dos Estados Unidos.

O encontro bilateral teria sido solicitado pela Secretária de Estado norte-americana e acredita-se que tenham sido discutidas algumas das revelações do site WikiLeaks sobre o premier italiano.

Já na sua intervenção na reunião da OSCE o Berlusconi afirmou que "é importante que exista uma colaboração entre a OSCE e a OTAN" com o objetivo de enfrentar "os desafios globais que todos já conhecemos: o terrorismo, o crime organizado, os ataques cibernéticos, a exploração de seres humanos, o tráfico internacional de drogas".

A 7ª Cúpula da OSCE que acontece em Astana, capital do Cazaquistão, é a primeira em onze anos e reúne líderes dos 56 países membros da Organização e tem como objetivo tratar a segurança global.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios