
O presidente da illycaffè, Andrea Illy, alertou que a humanidade precisa “pagar a dívida” que possui em relação ao planeta.
A declaração foi dada após a notícia de que o Dia da Sobrecarga da Terra, ou seja, a data em que foram esgotados os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar no ano.
Isso significa que, em menos de sete meses, a humanidade consumiu mais do que a natureza consegue regenerar ao longo de um ano completo.
“O Dia da Sobrecarga da Terra continuará a se distanciar cada vez mais até que corrijamos nosso modelo de desenvolvimento”, afirmou Illy, também copresidente da Regenerative Society Foundation.
“É necessário pagar a dívida que temos com o planeta, investindo na restauração e conservação do capital natural para fomentar a produção de serviços ecossistêmicos. Ao mesmo tempo, devemos reduzir drasticamente nossa pegada ecológica por meio da economia circular e da transição para tecnologias limpas e eficientes que apoiem a atividade empresarial”, acrescentou.
Segundo o executivo, “as empresas podem ser a força motriz da mudança rumo a uma economia regenerativa que garanta inclusão, saúde, empregos e segurança para todos, desde que estejam dispostas a evoluir para um modelo organizacional que invista no bem-estar, na prosperidade e na regeneração do capital natural com vistas ao bem comum.”
Illy tem como bandeira a agricultura regenerativa, modelo de plantio que une a produtividade com a preservação do meio ambiente, garantindo a fertilidade do solo e a proteção da biodiversidade.