Notícias

Ilha da Sardenha volta à centro-esquerda com a vitória de Francesco Pigliaru, do Partido Democrático

A Sardenha abriu um sorriso para Matteo Renzi no dia em que ele aceitou o encargo de formar um novo governo para a Itália, após a renúncia de Enrico Letta.

O governo da ilha voltou para as mãos da centro-esquerda com a vitória do seu candidato, o economista Francesco Pigliaru, do Partido Democrático (PD).

"Grande Francesco, grande vitória", disse o provável novo primeiro-ministro italiano em uma breve conversa por telefone com o vitorioso, eleito como presidente da região autônoma da Sardenha. "Matteo nos deu uma mão importante, será ótimo governarmos em paralelo", afirmou o economista.

Renzi se empenhou pessoalmente no pleito, o primeiro de sua "era" na liderança do PD, e encerrou um domínio de cinco anos na ilha por parte do ex-premier Silvio Berlusconi, de centro-direita, que até o último momento não poupou esforços para tentar reeleger o seu pupilo, Ugo Cappellacci, do Forza Italia (FI).

Candidato apenas desde o dia 6 de janeiro deste ano, Pigliaru apresentou um programa que convenceu 42,5% dos eleitores, o que representa 282 mil votos. Seu principal adversário ficou com 39,6% (263 mil votos).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios