Notícias

IMPASSE POLÍTICO: Comissão de “sábios” apresenta propostas para coalizão na Itália

Dez especialistas indicados pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, para ajudar a resolver o impasse político em que se encontra o país desde as eleições de fevereiro apresentaram suas propostas de reformas para viabilizar um novo governo. Napolitano, cujo mandato termina em meados de maio, espera que as ideias possam ajudar os partidos com maior representação a chegar a uma plataforma comum.

A comissão de “sábios” – como é chamada pela imprensa italiana – inclui membros dos maiores partidos da esquerda e da direita, assim como um ex-diretor do Tribunal Constitucional e um membro do conselho do Banco da Itália. Entre suas propostas, segundo a rede BBC, estão: uma nova lei eleitoral, um melhor sistema de cobrança de impostos, medidas para estimular a economia e Parlamento e serviço público mais enxuto.

Em fevereiro, o Partido Democrático (PD) conseguiu maioria na Câmara, mas não no Senado. A situação forçou a manutenção do primeiro-ministro Mario Monti no cargo até a resolução do impasse e obrigou o presidente Giorgio Napolitano a convocar várias reuniões para tentar resolver a situação. O mandatário pediu a Pier Luigi Bersani, do PD, que tentasse formar um governo, mas o líder da centro-esquerda fracassou.

Bersani rejeitou qualquer acordo com a direita do ex-premiê Sílvio Berlusconi, do partido Povo da Liberdade (PdL), que conseguiu a segunda maior bancada. Também não conseguiu o apoio da terceira maior bancada do Parlamento, do Movimento Cinco Estrelas, do ex-comediamente Beppe Grillo. Grillo, por sua vez, rejeita formar uma coalizão com os partidos que culpa serem os responsáveis pela crise social e econômica da Itália.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios