Gastronomia

Importações de alimentos “made in Italy” no Brasil crescem 18%

As importações de alimentos e bebidas da Itália registraram aumento de 18% entre janeiro e setembro deste ano, reforçando uma tendência que já vem desde 2020, quando houve crescimento de 2% apesar da pandemia de Covid-19.

Os dados são da Italian Trade Agency (ITA), agência de promoção do comércio exterior do governo italiano, e também refletem uma série de ações da entidade para promover produtos agroalimentares “made in Italy” no mercado brasileiro.

Segundo a ITA, as importações no setor totalizaram US$ 176 milhões nos nove primeiros meses de 2021, contra US$ 149,1 milhões do mesmo período do ano passado. Em quantidade, foram 78 toneladas de alimentos e bebidas comercializadas entre janeiro e setembro, crescimento de 5%.

Os segmentos com maior expansão foram os de frutas (32,8%) e farinhas (31,3%). Já o setor de vinhos, um dos ícones do “made in Italy”, teve alta de 17,3% em volume de vendas no período, totalizando 8,6 milhões de litros.

Segundo Ferdinando Fiore, diretor-geral para o Brasil da Italian Trade Agency, as restrições impostas pela pandemia fizeram com que as pessoas cozinhassem mais em casa, o que naturalmente as levou a procurar mais produtos e ingredientes italianos, geralmente identificados como itens de “qualidade muito alta”.

“E agora, com o fim gradual das restrições, bares e restaurantes voltaram a funcionar, retomando um canal importante para produtos italianos, especialmente vinhos”, acrescentou.

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