Notícias

31 DE MAIO – DIA MUNDIAL SEM TABACO: Cigarro mata 650 mil europeus anualmente

Em antecipação do Dia Mundial Sem Tabaco 2010 (segunda feira, 31 de Maio), a Comissão Europeia revela os resultados de um inquérito Eurobarómetro, que demonstram que uma grande maioria dos cidadãos da União Européia defende medidas mais rigorosas de controle do tabagismo.

A título de exemplo, três em quatro europeus apoiam a inclusão de imagens de advertência relativas à saúde nas embalagens dos produtos do tabaco e a proibição de fumar nos restaurantes. No entanto, o inquérito mostra também que quase um em três europeus ainda fuma, embora o fato de o tabaco matar metade das pessoas que o consomem. A Comissão está planejando o lançamento, a breve prazo, de uma consulta com vistas à revisão da Diretiva «Produtos do Tabaco» de 2001 e a intensificar os seus esforços de controle do tabagismo em toda a UE.

John Dalli, Comissário responsável pela política da saúde e dos consumidores, afirmou: «O tabaco mata anualmente 650 000 europeus e muitas vidas poderiam ser poupadas com a diminuição do uso do tabaco. Preocupo-me em especial com os níveis de consumo entre os jovens: a Europa não pode assistir passivamente ao desbaratar da saúde das gerações futuras numa nuvem de fumo!»

O Comissário acrescentou: «Estou determinado a fazer tudo o que esteja ao meu alcance para reduzir o consumo do tabaco na Europa, através da próxima revisão da legislação que atualmente rege os produtos do tabaco, e a considerar medidas capazes de contribuir para a definição de um conjunto claro e eficaz de regras em apoio da saúde dos europeus.»

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios