Notícias

Incêndio em casa de repouso deixa vários idosos mortos em Milão

Um incêndio atingiu uma casa de repouso em Milão, no norte da Itália, e deixou ao menos seis mortos.

Segundo as autoridades locais, 81 pessoas foram levadas para 15 hospitais da região, sendo que três estão em estado grave e 40 apresentaram sintomas de intoxicação.

Entre as vítimas estão duas mulheres de 69 e 87 anos que ocupavam o mesmo quarto e morreram carbonizadas pelas chamas, além de três mulheres de 75, 84 e 85 anos e um homem de 73 anos que faleceram por intoxicação.

O incêndio ocorreu no primeiro andar da “Casa dei coniugi”, uma estrutura de propriedade da Prefeitura de Milão e administrada pela cooperativa Proges, que conta com 210 leitos.

As chamas tiveram origem em uma cama e depois invadiram também o segundo andar do prédio, onde estavam presentes 167 pessoas.

O local é responsável pelo acolhimento de idosos que não necessitam de serviços hospitalares e está dividido em 12 núcleos, sendo dois dedicados a pacientes com mal de Alzheimer.

“Nestes casos, pode-se dizer que poderia ter sido pior, mas seis mortes são um balanço pesadíssimo”, afirmou o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, que fez uma inspeção na estrutura e disse esperar “que não se acrescentem pessoas que se encontram internadas em situação delicada” ao número de vítimas.

De acordo com Sala, agora é preciso “ser feito um trabalho para realocar rapidamente pessoas que muitas vezes não são autossuficientes”, além de iniciar as investigações para apurar o que aconteceu.

“Vai demorar a perceber as causas”, disse ele após a fiscalização.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, prestou suas condolências pela morte das pessoas. Em mensagem ao prefeito de Milão, Giuseppe Sala, o líder italiano lamentou a tragédia e expressou seus “pêsames pelas vítimas do gravíssimo incêndio que atingiu a “Casa dei coniugi” e a cidade”.

Mattarella também expressou sua proximidade com os 81 moradores que precisaram de atendimento hospitalar por inalação de fumaça, acrescentando que espera que as circunstâncias do ocorrido sejam esclarecidas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios