Notícias

Presidente Italiano Giorgio Napolitano se diz saisfeito com decisões do “G20”

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse ter ficado satisfeito com o resultado da reunião do G20, realizada em Londres, e ressaltou que desta vez o encontro resultou em decisões, e não apenas em "pedidos de empenho".

"As medidas tomadas pelo G20 são muito importantes. Talvez pela primeira vez os líderes do grupo não apenas pediram empenhos, mas assumiram decisões coletivas, em particular o financiamento do FMI (Fundo Monetário Internacional)", afirmou Napolitano, referindo-se à iniciativa do grupo de destinar US$ 1,1 trilhão à reativação da economia mundial, dinheiro que será repassado ao FMI e a bancos de investimento.

 

O presidente indicou ainda que "houve uma confluência muito importante entre países novos e emergentes, que estão crescendo, e economias historicamente consolidadas, que estão em crise".

"Creio que foi um evento relevante. Depois veremos os desdobramentos dos fatos", afirmou.

Além de ampliar a injeção de recursos na economia, os membros do G20 decidiram aprimorar a regulação do sistema financeiro internacional, obrigar os paraísos fiscais a fornecerem suas informações, evitar o protecionismo, aumentar a ajuda às nações mais pobres e democratizar instituições financeiras mundiais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios