Notícias

Petição para salvar vilarejo italiano “Civita di Bagnoregio” já tem 20 mil assinaturas

O abaixo-assinado que pede a salvação de Civita di Bagnoregio, chamada na Itália de "a vila que está morrendo" já recebeu 20 mil firmas.

O anúncio foi feito pelo governador da região Lazio , Nicola Zingaretti, idealizador da campanha para evitar o desaparecimento do local.

Situado a poucas horas de carro de Roma, o vilarejo é uma joia apoiada sobre um pequeno monte rochoso, que sofre com o processo de erosão causado por chuvas, ventos e dois córregos que passam pelo vale.

Por conta disso, a vila – habitada por um número cada vez menor de famílias – vive sob a constante ameaça de desabamentos. Para chegar em Civita di Bagnoregio, é preciso atravessar uma ponte para pedestres de 300 m de altura. Sua única entrada e saída é um portal etrusco parcialmente destruído devido a deslizamentos de terra.

"Queremos utilizar Civita como um centro de promoção cultural e, após o verão [no hemisfério norte], iniciaremos uma coleta de fundos internacional para financiar a tutela de sua atmosfera mágica", acrescentou Zingaretti. Entre os que já assinaram a petição, está o cineasta Giuseppe Tornatore, que há 20 anos é um dos moradores mais ilustres do local.

"Civita é de todos, precisa ser protegida e promovida. Esse projeto está no coração de todos que amam a vila. Eu me apaixonei no primeiro dia que a vi e imediatamente comprei uma casa", disse o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por "Cinema Paradiso".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios