Em uma iniciativa do Circolo Emilia-Romagna di San Paolo, com o apoio da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo, a Ordem Franciscana do Antoniano de Bologna dá seu primeiro passo no Brasil no sentido de uma colaboração com os dois principais colégios de tradição italiana da capital paulista.
O Antoniano de Bologna, além de possuir várias atividades sociais, atua nas áreas de produção, formação e cultura, com particular atenção às crianças. Uma de suas principais organizações, que conta com a expertise de mais de 50 anos de reconhecimento na Itália e no exterior por sua excelência é a da formação musical. Não é à toa que italianos de até as três últimas gerações conhecem e cantam as músicas lançadas no Festival Zecchino d’Oro, organizado pelo Antoniano de Bologna.
Este, que está na sua 52ª edição, é um compêndio internacional de canções para crianças, que tem o objetivo de estimular a promoção e a difusão de canções artisticamente válidas e modernas, inspiradas didaticamente em idéias éticas, civis e sociais. Da iniciativa, nasceu um programa televisivo de final de ano, sendo anualmente escolhidas 7 canções italianas e 7 canções estrangeiras, interpretadas por crianças de idade entre 3 e 9 anos. Durante o Festival, transmitido pela RAI, são selecionadas músicas infantis vindas de vários países, o que faz do Zecchino d’Oro um extraordinário patrimônio de repertório musical. Tantas são as canções que se tornam memoráveis às crianças também mais crescidas, como “44 gatti”, “Il caffè della Peppina”, “Il coccodrilo come fa”, dentre tantas outras. Além das participações feitas por um dos ratinhos mais queridos da TV, Topo Gigio.
Outro tesouro do Antoniano de Bologna é o Piccolo Coro Mariele Ventre, que há 47 anos acompanha os solistas do Zecchino d’Oro e que hoje é o principal protagonista da manifestação. Para se ter uma noção da importância deste coro, ele é embaixador da UNICEF, já cantou em Tel Aviv, Cracovia, París, com cantores como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli e regentes como Richard Attemborough e Peter Ustinov.
Com o objetivo de manter ou aproximar as crianças da italianidade, de promover uma ligação destas com a língua italiana e de dar um conhecimento musical, é que o Circolo Emilia-Romagna promove em São Paulo um projeto com o Antoniano de Bologna, Piccolo Coro Mariele Ventre e os Colégios Dante Alighieri e Eugenio Montale.
O projeto iniciado em 2011, conta ainda com o apoio e acompanhamento didático nas escolas do Dr. Augusto Bellon, diretor do Ufficio Scolastico do Consulado Geral da Itália, em São Paulo, além do apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, através do seu diretor Attilio De Gasperis, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura e do Comitês São Paulo.
As escolas vêm recebendo o suporte do Antoniano de Bologna através de suas músicas, partituras e metodologia de ensino e possibilitará que haja, neste intercâmbio, a possibilidade de contato entre as crianças destes coros formados no Brasil com o Piccolo Coro na Itália.
Durante a Settimana della Lingua Italiana, o “Piccolo Coro Dante-Montale” fará sua estréia unindo, como dito no próprio logo da iniciativa, “duas escolas, uma voz”. A apresentação acontecerá no próximo dia 22 de outubro de 2011, às 17h00, no teatro do colégio Dante Alighieri, à Alameda Jaú, 1.061.