Notícias

Papa cria tribunal para julgar bispos por “abuso de poder” em casos de acobertamento de pedofilia

O papa Francisco autorizou a criação de um tribunal para julgar bispos por "abuso de poder" em casos de acobertamento de pedofilia, anunciou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

De acordo com Lombardi, o tribunal fará parte da Congregação para a Doutrina da Fé, enquanto as denúncias serão recolhidas pela Congregação para os Bispos, Congregação para a Evangelização e Congregação para as Igrejas Orientais. Além disso, o líder católico pediu que sejam fornecedidos todos os recursos para investigar os casos de abusos sexuais de menores.

Foi estabelecido um prazo de cinco anos de vigência para as medidas. A decisão foi tomada após Francisco ouvir as recomendações da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores e se reunir com o chamado "C9", grupo de cardeais nomeado pelo Papa para ajudar na reforma da Cúria Romana. A aceitação das propostas da comissão é vista como um passo importante para o processo, já que a ideia de julgar os bispos partiu de membros laicos da comissão, que foi instituída pelo Papa no ano passado para investigar casos de pedofilia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios