Notícias

Itália abre porta para possíveis sanções da União Europeia contra Israel

O governo da Itália abriu a porta para possíveis sanções da União Europeia contra Israel, após proposta da presidente do poder Executivo do bloco, Ursula von der Leyen.

“Estamos prontos para avaliar, assim que forem apresentadas no Conselho [da UE], novas propostas de sanções pré-anunciadas pela presidente Von der Leyen”, disse o vice-premiê e ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, em audiência no Senado.

“Na reunião de chanceleres em Copenhague na semana passada, propusemos com a Alemanha novas severas sanções contra colonos violentos. Estamos dispostos a endurecer as medidas restritivas contra quem assalta os vilarejos palestinos, chegando a atingir comunidades cristãs”, disse.

Em discurso no Parlamento Europeu na última quarta (10), Von der Leyen defendeu a suspensão do apoio da UE a Israel, com exceção de iniciativas voltadas à sociedade civil e ao Memorial do Holocausto, e sugeriu sanções contra “colonos violentos e ministros extremistas”.

A discussão acontece em meio à ofensiva israelense para conquistar a Cidade de Gaza, forçando a evacuação de cerca de 1 milhão de pessoas, e na esteira do atentado contra membros do Hamas em Doha, no Catar, país que tenta mediar um acordo de paz.

“A violação da soberania de um Estado, o Catar, que não é parte do conflito é inaceitável”, criticou Tajani.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios