Notícias

Itália aprova decreto para acelerar venda da ITA

O governo da Itália aprovou um decreto para acelerar os trâmites da venda da companhia aérea ITA Airways, fundada há pouco mais de um ano para substituir a Alitalia.

Segundo fontes do governo, o texto confere mais importância ao plano industrial que será apresentado pelos candidatos a comprar a empresa.

“Procuramos um parceiro industrial para fazer a ITA funcionar”, disse o ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, durante uma reunião do Executivo, em Roma. Na gestão de Mario Draghi, o governo da Itália chegou a negociar com exclusividade com a empresa americana de private equity Certares, mas as conversas não avançaram, o que fez a Lufthansa voltar para o jogo após a chegada da premiê Giorgia Meloni.

A companhia alemã cultiva um interesse de longa data pela Alitalia, mas sempre impôs como condição uma profunda reestruturação da empresa, o que só aconteceu com o surgimento da ITA.

A nova companhia nasceu com cerca de 8 mil funcionários a menos e uma frota mais enxuta, além de não ter relação com os passivos deixados por sua antecessora.

A hipótese mais forte atualmente é de que a Lufthansa compre uma fatia de 40% a 49% da ITA, que hoje é 100% estatal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios