Notícias

Itália aumenta valor de multa para quem usar telefone ao volante

O governo italiano aprovou um projeto de lei sobre segurança rodoviária que, entre outras coisas, endurece as sanções por excesso de velocidade e pela utilização de celulares durante a condução de veículos.

As novas medidas foram divulgadas pelo Ministério de Infraestrutura e Transportes e preveem uma alteração nos valores das multas para quem utiliza telefones ao volante, passando de entre 165 e 660 euros para 422 e 1.697 euros, além da suspensão da carteira de motorista de 15 dias a dois meses a partir da primeira violação.

Em caso de reincidência no prazo de dois anos, além de uma sanção “adicional” e da suspensão da licença entre um e três meses, algo já previsto no atual Código, será aplicada outra multa até 2.588 euros e a haverá a cassação de até oito pontos na habilitação na primeira infração e 10 na segunda.

Por outro lado, a nova legislação vai duplicar as multas para quem estacionar em lugares para deficientes até em 660 euros e elevará as sanções contra quem ultrapassar o limite de velocidade nos centros urbanos pelo menos duas vezes por ano.

Desta forma, as multas serão até 1.084 euros, enquanto a suspensão da licença terá duração de até um mês.

De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Estatística (Istat), 3.159 pessoas morreram nas estradas italianas em 2022, mais 9,9% que o ano anterior, e 223.475 ficaram feridas (+9,2%).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios