Notícias

Construção civil atrai italianos para a Argélia

Empresários italianos assinaram um protocolo de cooperação com a Confederação Nacional do Patronato Argelino para a criação de parcerias que levarão à criação de empresas de direito argelino no setor da construção civil e obras públicas, avançou a Confederação argelina em nota citada pelo El Moudjahid.

O protocolo de acordo visa a construção de complexos na área termal, alojamentos e estruturas para o turismo, respeitando os mais elevados padrões em termos de novas tecnologias. O patronato italiano assegura a transferência tecnológica e a formação de técnicos superiores argelinos. A cooperação deverá ainda alargar-se ao setor do imobiliário habitacional e comercial, hotelaria e restauração, para além da melhoria do conhecimento a nível do urbanismo. Numa recente visita de governantes italianos à Argélia, um total de 118 empresas italianas fizeram a apresentação dos seus serviços neste domínio.

Entretanto, um total de 22 países, incluindo a Argélia estiveram a estudar, em Riade, a criação de uma zona de comércio livre entre os Estados-membros da Liga Árabe. Este mercado potencial tem 367 milhões de habitantes. Nabil al-Arabi, secretário-geral da Liga Árabe disse, citado pelo El Moudjahid: "Estamos determinados a concluir até ao final de 2012 um documento com as disposições necessárias para o lançamento da grande zona franca árabe". O projeto foi inicialmente aprovado em 1998, com o objetivo de eliminar, progressivamente, as barreiras aduaneiras e de criar, a prazo, um mercado comum.

Este projeto de longa data visa, por outro lado, incrementar as trocas comerciais entre países árabes que em 2011 não ultrapassaram os 25 mil milhões de dólares, de acordo com um relatório do Conselho Económico e Social Árabe. Em contraste, o investimento externo nestes países atingiu os 43 mil milhões de dólares no mesmo ano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios