Notícias

Itália já supera Estados Unidos como destino de imigrantes

Com uma taxa de crescimento populacional imigrante igual ou superior a 300 mil pessoas-ano, o fluxo migratório para a Itália, proporcionalmente, já é superior ao que ocorre para os Estados Unidos. Com uma estimativa de ter ao menos 6 milhões de imigrantes legais em 10 anos – no final de 2008 o número chegava a 4 milhões -, a Itália se encaminha para ser o segundo país que mais recebe imigrantes na União Europeia, atrás apenas da Alemanha. Até a metade do século, deverá ter uma população estrangeira igual, senão maior, do que a que existe atualmente no Canadá e na Suíça, entre 16 e 20%.

 

Os dados acima integram a análise do fenômeno feita no contexto do  1° rapporto dell'European Migration Network Italia, cuja apresentação ocorreu em Roma. O documento pretende ser um ferramenta para os tomadores de decisão em nível nacional e comunitário, abordando a questão da migração, asilo e a imigração qualificada.

 

O trabalho dedica especial atenção à área da saúde. O número de enfermeiros estrangeiros, por exemplo, já chega a 34 mil e, em alguns setores, constitui-se na verdade em um terço dos profissionais. O número de médicos estrangeiros, de outra parte, chega a 14 mil e a tendência é aumentar.

 

Na introdução do trabalho, destaca-se a necessidade de se atentar para imigração qualificada como forma de o país manter a competitividade e não perder terreno no contexto internacional.

 

Mais informações: http://www.interno.it/mininterno/export/sites/default/it/assets/files/18/09987_EMN_Libro_qualificati_2009_italiano.pdf

 

Fonte: Revista Oriundi

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios