Notícias

Itália declara estado de emergência por coronavírus

Após a confirmação dos dois primeiros casos do novo coronavírus (2019-nCoV) na Itália, o governo declarou estado de emergência por conta do risco de disseminação da doença.

Segundo a deliberação aprovada pelo Conselho dos Ministros, o estado de emergência durará seis meses e prevê a destinação de 5 milhões de euros para evitar que o coronavírus se espalhe pelo país.

“À luz da declaração de emergência internacional pela OMS (Organização Mundial da Saúde), ativamos os instrumentos normativos de precaução previstos em nosso país para esses casos, como já havia sido feito em 2003, por conta da Sars [Síndrome Respiratória Aguda Grave]”, disse o ministro da Saúde Roberto Speranza.

O estado de emergência serve para agilizar a liberação de recursos para combater crises momentâneas, como terremotos, erupções e outros desastres naturais, além de epidemias. Os 5 milhões de euros poderão ser usados para contratação de médicos, aluguel de edifícios para vigilância sanitária e compra de ambulâncias para transportar pacientes.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios