Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália despenca em ranking mundial de democracia
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Editorias > Variedades > Itália despenca em ranking mundial de democracia
Variedades

Itália despenca em ranking mundial de democracia

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Governada desde junho por partidos de orientação populista e nacionalista, a Itália, país-fundador da União Europeia, despencou 12 posições no “Índice de Democracia 2018”, elaborado pela consultoria Economist Intelligence Unit, ligada à revista britânica The Economist, para medir o nível democrático de regimes políticos em 167 nações.

Segundo a publicação, o país da bota caiu de 21º para 33º lugar, com uma nota de 7.71 – a anterior era de 7.98. A Itália é classificada como “democracia imperfeita”, apesar de ser bem avaliada nos quesitos “processo eleitoral e pluralismo” (9.58) e “liberdades civis” (8.24), mas o “funcionamento do governo” (6.07) e a “cultura política” (6.88) puxam a média para baixo.

https://www.provincia.biella.it/

“Na Itália, a queda da confiança na política tradicional produziu uma retumbante vitória nas eleições parlamentares de março do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) e da eurocética e anti-imigrantes Liga, que formam uma coalizão que adotou uma linha dura contra a imigração”, diz a Economist.

Segundo a publicação, existe um “risco de deterioração das liberdades civis” no país. O ranking é liderado pela Noruega (9.87), seguida por Islândia (9.58), Suécia (9,39), Nova Zelândia (9,26) e Dinamarca (9.22). Canadá (9.15), Irlanda (9.15), Finlândia (9.14), Austrália (9.09) e Suíça (9.03) completam o top 10.

Já os Estados Unidos aparecem apenas na 25ª posição, com 7.96, atrás de países como Uruguai (15º, com 8.38), Maurício (17º, com 8.22), Costa Rica (20º, com 8.07) e Chile (23º, com 7.97). Os menos democráticos, por sua vez, são Coreia do Norte (1.08), Síria (1.43), República Democrática do Congo (1.49), República Centro-Africana (1.52) e Chade (1.61).

Brasil – Apesar de ter melhorado sua nota de 6.86 para 6.97, o Brasil saiu da 49ª para a 50ª posição, ultrapassado pela Colômbia.

Com boas avaliações nos quesitos “processo eleitoral e pluralismo” (9.58) e “liberdades civis” (8.24), o país perde pontos nas categorias “participação política” (6.67), “funcionamento do governo” (5.36) e “cultura política” (5.00).

O ranking também qualifica a democracia brasileira como “imperfeita”. Em seu relatório, a Economist diz que a eleição de Jair Bolsonaro como presidente mostra que os “rumores sobre a morte do populismo eram amplamente exagerados”.

Você pode se interessar também por ...

Pesquisadores italianos descobrem molécula que freia mal de Alzheimer
Museu Getty vai restituir “Orfeu e as Sereias” à Itália
Nova descoberta aponta que Pompeia, no sul da Itália, foi repovoada após erupção
IMPRENSA ITALIANA
Pesquisadores italianos descobrem escritos “fantasmas” na Divina Comédia
TAGGED:democraciaitaliana
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1

Fabio Botto
Fabio Botto
5 de julho de 2026
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
Papa Leão XIV se solidariza novamente com vítimas de terremotos na Venezuela
Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?