Notícias

Itália destaca seu papel “político” na mediação entre União Europeia e EUA

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou o papel de Roma na mediação de diálogo entre a União Europeia e os Estados Unidos, principalmente frente ao tarifaço imposto por Washington a produtos do bloco.

Em abril, quando foi recebida na Casa Branca pelo presidente americano, Donald Trump, Meloni propôs um encontro na capital italiana entre UE e EUA, que aconteceu em 18 de maio com a presença do vice do republicano, J.D.Vance, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Foi o início de um diálogo que a Itália continuou a facilitar nos últimos dias e que será levado adiante, se posso me permitir, com uma abordagem mais política do que burocrática”, afirmou a premiê italiana durante evento em Bolonha.

Segundo ela, “a relação com os EUA é fundamental”, já que “para manter a força do Ocidente, os nossos destinos estão interligados”.

Como resultado da mediação italiana entre UE e EUA, Von der Leyen telefonou a Trump e conseguiu convencê-lo a adiar o início das tarifas de 50% sobre produtos europeus para 9 de julho. Em seguida, a chefe do Executivo do bloco ligou para Meloni para informá-la da novidade.

Em relação à força internada da UE, a líder italiana disse acreditar na parceria entre Itália e Alemanha, que recentemente elegeu o chanceler Friedrich Merz.

“Acredito que muito mais possa mudar com o novo governo alemão”, falou Meloni, acrescentando que Roma e Berlim, “as duas principais manufaturas europeias, consigam colaborar e encontrar uma plataforma de ação, [o que significa] que existem condições para obter excelentes resultados”. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios