Notícias

Governo italiano elogia discurso do presidente dos EUA

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, elogiou o discurso ao Oriente Médio feito pelo norte-americano Barack Obama, no qual foi anunciado o apoio de Washington à criação de um Estado palestino de acordo com as fronteiras anteriores a 1967.

"Fiquei muito encorajado pelo discurso de ontem do presidente Barack Obama", disse o chefe de Estado ao participar de um evento no Defence College da Otan.

O discurso também foi bem recebido pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, que ressaltou que Roma concorda com as ideias apresentadas no pronunciamento.

Obama defendeu a criação do Estado palestino, mas ressaltou que a segurança de Israel também é prioridade.

No mesmo discurso, ele ainda anunciou o perdão da dívida de US$1 bilhão do Egito e de outro US$1 bilhão que foi emprestado para obras de infraestrutura no norte da África.

O presidente dos EUA condenou a repressão na Síria, onde a população protesta pela renúncia do ditador Bashar Al Assad, e afirmou que Washington apoia a liberdade, a democracia e a igualdade entre os gêneros.

Napolitano, por sua vez, disse aos membros do Defence College que as revoltas pela democratização em países islâmicos, movimento chamado de Primavera Árabe, deve gerar "desenvolvimentos positivos".

"A Primavera Árabe está em curso e há grandes possibilidades de que produza desenvolvimentos positivos para o crescimento civil, social e democrático. Provavelmente, serão necessários tempo e dor, mas estas mudanças requerem nosso apoio e confiança", afirmou.

O presidente italiano também pediu que a União Europeia (UE) seja "capaz de dividir o peso e a responsabilidade" da Otan nos acontecimentos do norte da África.

"Devemos estar preparados para um cenário de transição que pode afetar a nossa segurança, sendo que qualquer desafio na área de segurança na região requer uma resposta da Otan", observou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios