Notícias

Cineasta italiano Bernardo Bertolucci pensou em recusar convite no 70º Festival de Cinema de Veneza

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci disse que não pode negar o convite para ser presidente do júri do concurso oficial no 70º Festival de Cinema de Veneza que começou nesta quarta-feira e se encerrará em 7 de setembro.

"Tinha dito não, sei o quanto é cansativo. Fui presidente de júri no passado [em Cannes em 1990 e em Veneza 1993] se assistem pelo menos dois filmes por dia. Mas depois que [o diretor do evento Alberto] Barbera me enviou uma carta na qual também em nome dos selecionadores, me colocava diante de certas responsabilidades que eu tinha com o cinema e com quem começa nesta profissão, cedi e aqui estou", disse o cineasta. Bertolucci tem consciência da responsabilidade que tem no mundo do cinema, e contou que uma vez, um jovem jornalista chinês lhe confessou que decidiu aprender italiano depois de assistir o "Último Imperador". "Uma honra", disse o cineasta.

Barbera tinha "prometido" que eram 18 os filmes da competição, mas no fim são 20, "mas agora já disse sim, será preciso ter uma atenção correta com todos, ainda que no dia que assistiremos três [filmes] não será facílimo", disse ele.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios