Notícias

CRISE NA POLÍTICA ITALIANA: Moção de desconfiança contra o governo Berlusconi

Os Partidos Democrata (PD) e Itália dos Valores (IDV), de oposição, apresentaram na Câmara dos Deputados uma moção de desconfiança contra o governo do premier Silvio Berlusconi.

O líder da bancada do PD, Dario Franceschini, pediu por escrito ao presidente da Câmara Baixa, Gianfranco Fini, a convocação imediata de uma reunião dos chefes de bancada para definir a data de votação da moção.

De seu lado, Maurizio Gasparri, líder da bancada no Senado do Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, decidiu elaborar uma moção de confiança ao governo e pediu para agendar a votação em uma reunião dos líderes da bancada.

Ainda que o governo consiga a confiança do Senado, Berlusconi deveria apresentar sua renúncia ao chefe de Estado Giorgio Napolitano no caso da Câmara dos Deputados aprovar a moção de desconfiança.

Em caso de renúncia do governo, o chefe de Estado tem o dever constitucional de verificar se há uma maioria no Parlamento para dar seu voto a um novo governo. Se não houver maioria, o chefe de Estado dissolve o Parlamento e se convocam novas eleições gerais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios