Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália entrará em horário de verão. Diferença de fuso com o Brasil ficará em 5 horas
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Itália entrará em horário de verão. Diferença de fuso com o Brasil ficará em 5 horas
Notícias

Itália entrará em horário de verão. Diferença de fuso com o Brasil ficará em 5 horas

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Faltam poucos dias para o início do horário de verão. Na madrugada de sábado (26) para domingo (27) o relógio deve ser adiantado em uma hora na Itália. Em troca de uma hora de sono 'roubado', os italianos serão presenteados como uma hora a mais de luz.

NEUROLOGISTA FALA DO RISCO DE INSÔNIA:

https://www.provincia.biella.it/

Com a troca de horário, semelhante a um pequeno jet-lag, o nosso corpo pode reagir com insônia, cansaço e irritabilidade, advertem os especialistas, mas estes sintomas tendem desaparecer em dois ou três dias.

Como retomar o mais rapidamente possível os padrões de sono? O fato, explica o neurologista e especialista em medicina do sono Gioacchino Mennuni, do Complexo integrado Columbus-Universidade Católica de Roma, é que ''a hora de luz a mais atrasa a fase de adormecimento, ligada à produção de melatonina favorecida justamente pela escuridão'', que justifica o risco de insônia.

Para compensar, o especialista sugere acordar no mesmo horário pela manhã para não interromper a regularidade do ciclo sono-vigília. O que também ajuda muito é não exagerar com a comida e bebidas alcoólicas à noite.

Estes conselhos devem ser seguidos nos primeiros dias após o retorno à hora legal, para facilitar a 'reprogramação' do relógio interno do corpo, afirma Mennuni, acrescentando que em dois ou três dias tudo deve retornar ao normal. "Este é o tempo que o corpo leva para se adaptar à mudança de horário, salvo doenças".

MEDIDA REPRESENTA ECONOMIA DE ENERGIA:

Recuperar uma hora de luz durante o dia significa que, em sete meses (quando retornar o novo período do horário de verão), haverá uma forte economia de energia, equivalente a 643 milhões de quilowatts-hora (dados de 2009) e em termos econômicos a € 93 milhões. 

São muitos os defensores do horário legal. Mantê-lo, segundo estudo recente publicado no British Medical Journal, beneficiaria o corpo. 

Vários estudos comprovam os efeitos positivos de desfrutar de uma hora a mais de claridade diurna: na primavera e no verão a maior disponibilidade de luz está ligada ao bom humor, que diminui no inverno às vezes de forma patológica para quem sofre de transtornos sazonais de humor. 

https://www.provincia.biella.it/

Outra pesquisa indica que a luz reforçaria a inteligência. Ela foi publicada na revista Environmental Health e se baseia em dados de satélite da Nasa sobre a exposição à luz solar e a medição das funções cognitivas de um grupo de voluntários. Diante disso, na Inglaterra se apresentou ao governo um projeto para abolir o horário solar.

COMO SURGIU O HORÁRIO DE VERÃO? 

É preciso voltar ao século XVIII para chegar em sua origem. A primeira teorização foi feita por Benjamin Franklin, que identificou na adoção por convenção de um horário distinto que 'persegue' o Sol, e portanto a luz, uma forma de economizar energia. 

Em 1916 a Câmara dos Comuns inglesa deu o sinal verde ao British Summer Time, que implicava adiantar em uma hora os ponteiros do relógio no verão. 

Na Itália, o horário legal ocorreu pela primeira vez em 1916. A sua adoção definitiva, após algumas interrupções, remonta a 1966, coincidindo com a crise energética. (ANSA)

Você pode se interessar também por ...

EUA confirmam encontro entre o primeiro-ministro italiano Mario Monti e presidente Barack Obama
“CALCIO”: Pier Silvio diz que “Balotelli é um grande campeão”
União Europeia pede “pausas humanitárias” em Gaza
POLÍTICA ITALIANA: Nova prefeita de Roma Virginia Raggi toma posse, em cerimônia no Campidoglio
Papa Bento XVI retorna ao Vaticano após período de férias
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Blog do BottoNotícias

Novo projeto que endurece regras para obter cidadania avança na Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
14 de outubro de 2026
Giorgia Meloni alerta para custos de energia e critica acordo de Trump com Putin
Polícia Federal diz que máfia italiana ofereceu 250 mil euros pela “cabeça” de influencer
Privacidade rigorosa marca internação de Leão XIV no Hospital Gemelli, em Roma
FUTEBOL ITALIANO: Venezia demite técnico Giovanni Stroppa após sexta derrota seguida
Leão XIV faz fisioterapia respiratória e retoma alimentação normal após cirurgia
“SENZ’ALLEGRIA”: Cantora ítalo-brasileira Gaia Gozzi explora suas raízes culturais em novo single
Festival de Cinema de Roma entra em cartaz com programação eclética
Papa Leão XIV é diagnosticado com câncer e remove parte do pulmão
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?