Notícias

Itália, EUA, Canadá e Argentina já registraram longos apagões

Apagão não é um fenômeno brasileiro. Vários outros países já registraram episódios de longos blecautes, como o recente no Brasil, que deixou pelo menos 60 milhões de pessoas sem luz.

 

Veja a lista dos maiores:

 

1965

Um dos blecautes mais amplos da História de EUA e Canadá deixou sem luz cerca de 30 milhões de pessoas. As cidades mais atingidas foram Nova York e Toronto. O motivo: alto consumo de energia. Na "Big Apple", o apagão durou 14 horas.

1977

Uma forte chuva, com muitos relâmpagos, fez com que toda a energia fornecida para a cidade de Nova York fosse cortada, deixando 8 milhões sem luz. A cidade registrou uma série de saques a lojas e incêndios.

1996

Linhas de transmissões cederam e caíram sobre árvores, causando um curto-circuito que interrompeu o fornecimento de energia de mais de 4 milhões de pessoas no Oregon, na Califórnia e em outros estados do Oeste.

2003

– Em 14 de agosto, o Nordeste dos EUA e parte do Canadá registraram um apagão que deixou 50 milhões de pessoas às escuras. A energia voltou primeiramente ao Canadá, no mesmo dia, mas no território americano só foi totalmente restabelecida quase 48 horas depois. Relatório dos dois países apontou um conjunto de causas: falta de planejamento do setor energético e preparo para lidar com crises. Foi o maior apagão da História americana.

– Em setembro, a Itália foi cenário de um dos mais graves apagões da História da Europa. Parte da Suíça também foi afetada. O blecaute durou nove horas.

2005

Em 18 de agosto, entre 70 milhões e 100 milhões de pessoas foram afetadas quando um apagão foi registrado nas ilhas de Java e Bali. O blecaute durou sete horas.

2006

Por quase 24 horas, centenas de milhares de usuários ficaram sem transporte público na Grande Buenos Aires após um incêndio destruir uma subestação.

2007

Aproximadamente 70% da Colômbia – incluindo Bogotá – ficaram às escuras depois de falha técnica em subestação de energia nos arredores da capital.

2008

Caracas e cerca de metade da Venezuela ficaram sem energia elétrica por uma hora depois de falha no sistema nacional de distribuição do país, afetando a terceira maior hidrelétrica do planeta. Este ano, por causa dos baixos níveis de água nas represas, o presidente Hugo Chávez está em campanha pelo racionamento de energia na Venezuela. Segundo ele, os vilões são o banho demorado e os aparelhos de ar condicionado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios