Notícias

Itália expressa solidariedade aos EUA nos 20 anos do 11/9

Representantes das instituições da Itália divulgaram mensagens de solidariedade aos Estados Unidos pelo 20º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Por meio de um comunicado, o presidente Sergio Mattarella afirmou que a “memória daquela bárbara agressão de 20 anos atrás nos estimula com vigor cada vez maior a proteger aquele quadro comum de valores sobre os princípios de liberdade e convivência pacífica entre povos”.

“A Itália é solidária aos Estados Unidos e aos outros aliados para enfrentar todas as ameaças terroristas, apagar os focos de guerra que as fortificam e para reforçar uma ordem mundial centrada no direito, na justiça social e econômica, por meio da cooperação e do diálogo multilateral”, acrescentou o presidente.

Mattarella ainda disse que a crise no Afeganistão com a retomada do poder pelo Talibã confirma que valores como liberdade, democracia, paz e segurança “nunca estão garantidos”. “Eles devem ser preservados e alimentados pela comunidade internacional”, ressaltou.

Já o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, afirmou que os atentados de 11 de setembro “mudaram os últimos 20 anos de maneira radical”. “Essa é uma ocasião para renovar nossa aliança com os Estados Unidos, frente a perigos que não podemos enfrentar sozinhos. A luta contra o terrorismo não acabou”, disse.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios