
A patinadora Francesca Lollobrigida conquistou a primeira medalha de ouro da Itália nos Jogos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo.
No dia do seu aniversário de 35 anos, a italiana brilhou nos 3000 metros da patinação de velocidade, terminou a prova com um tempo de 3min54s28 e também quebrou o recorde olímpico.
A medalha de prata ficou com a norueguesa Ragne Wiklund, com tempo de 3min56s54, mais de dois segundos acima da campeã.
A canadense Valérie Maltais terminou a prova com 3min56s93 e completou o pódio.
Após a conquista, Lollobrigida comemorou seu triunfo segurando nos braços o filho Tommaso, nascido em maio de 2023, e com a bandeira italiana enrolada ao corpo. A campeã olímpica caiu em lágrimas em um momento de intensa emoção.
Em uma publicação nas redes sociais, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, celebrou o triunfo da patinadora.
“Parabéns a Francesca Lollobrigida por uma extraordinária medalha de ouro olímpica, a primeira da Itália, conquistada com um recorde olímpico no dia do seu aniversário. Orgulho, talento e determinação italianos. Bravíssima!” escreveu ela no X.
Com a vitória, a Itália assume a liderança do quadro de medalhas, totalizando três triunfos: um ouro, uma prata e um bronze.
Lollobrigida está em sua quarta participação em Jogos Olímpicos de Inverno. Em Beijing 2022, conquistou a prata nos 3.000 metros e o bronze na largada em massa. Além disso, faturou o ouro nos 5.000 metros e o bronze na largada em massa no Campeonato Mundial de Hamar 2025.
A italiana, que é sobrinha-neta da célebre atriz Gina Lollobrigida, chegou a interromper sua carreira em 2023 para ser mãe.



