Notícias

Itália inicia restauração de casa de Pasolini para visitação

Nos 50 anos da morte do cineasta, poeta e escritor italiano, Pier Paolo Pasolini (1922-1975), o Ministério da Cultura da Itália anuncia que a Casa Pasolini, primeira habitação do artista em Roma, está em reforma para ser aberta ao público.

O apartamento localizado na rua Giovanni Tagliere, periferia da capital, foi habitado por Pasolini entre 1951 e 1954 junto com sua mãe, durante o período em que lecionou em uma escola em Ciampino, cidade no entorno de Roma.

As atividades, que serão concluídas até outubro, às vésperas do 50º aniversário do falecimento do cineasta, em novembro, incluem a adaptação dos sistemas dos quartos para garantir padrões de segurança e conforto adequados para visitas do público, além da restauração dos acabamentos originais e mobiliário relevante, bem como a refuncionalização do banheiro e da cozinha.

De acordo com o governo italiano, “o objetivo é restaurar o apartamento como um lugar vivo de cultura e memória, em diálogo constante com o território”.

Pasolini foi encontrado sem vida em 2 de novembro de 1975 em uma praia de Ostia, cidade próxima a Roma, vítima de homicídio, ainda que detalhes do crime permaneçam um mistério até hoje.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios