Notícias

Referendo constitucional na Itália será entre 15/11 e 05/12

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que o referendo sobre sua reforma constitucional será realizado entre os dias 15 de novembro e 5 de dezembro.   

Inicialmente, a consulta estava prevista para outubro, mas a demora nos trâmites burocráticos provocou um atraso na data da votação. "Até 25 de setembro, fixaremos a data do referendo.   

Decidiremos depois de ouvir a opinião da oposição e de todas as forças políticas", disse o premier ao programa "Porta a Porta", da emissora "RAI".   

O referendo constitucional dirá se os cidadãos aceitam ou não o projeto do governo que reduz os poderes do Senado e acaba com o bicameralismo paritário na Itália. Se virar lei, a iniciativa extinguirá o salário dos senadores e concentrará o debate político na Câmara dos Deputados, além de eliminar a figura da província da Constituição.   

Renzi chegou a dizer que renunciaria se o "não" saísse vencedor da consulta popular, mas ultimamente vem amenizando o tom e tentando tirar dela o caráter de referendo sobre seu governo, que patina nas taxas de aprovação.   

"Eu não mudei de ideia, mas como muitos disseram que eu não devia personalizar o referendo, disse apenas que não falo mais do meu futuro. Esse referendo não diz respeito ao futuro de uma única pessoa", declarou. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios