Notícias

Itália lembra os 70 anos da deportação de judeus de Roma

A Itália lembrouo septuagésimo aniversário da deportação de milhares de judeus de Roma durante a Segunda Guerra Mundial para campos de concentração nazistas. Por conta disso, o papa Francisco enviou uma mensagem ao rabino da capital italiana, Riccardo Di Segni, afirmando que recordar um acontecimento tão triste é uma forma de apelo às novas gerações para que elas não se deixem levar por ideologias e não abaixem a guarda para o antissemitismo e o racismo.

"É nosso dever manter na frente dos nossos olhos o destino daqueles deportados, perceber o seu medo, a sua dor, o seu desespero, para não esquecê-los, para mantê-los vivos, nas nossas lembranças e orações, assim como suas famílias, parentes e amigos, que choraram a sua perda e permaneceram atônitos perante aquela barbárie", escreveu o Pontífice.

A mensagem foi lida na sinagoga de Roma, onde esteve presente o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que pediu rapidez na aprovação de uma lei que qualifica como crime a negação do Holocausto. "Essa proposta é uma vitória do Parlamento italiano, inclusive ao dar o exemplo a outros parlamentos estrangeiros", disse o chefe de Estado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios