
A Itália consagrou-se campeã do Mundial Feminino de Vôlei ao bater a Turquia por 3 sets a 2, chegando ao título com 36 jogos invicta.
Já o Brasil venceu o bronze contra o Japão, pelo mesmo placar. A vitória, celebrada pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e pelo presidente do país, Sergio Mattarella, rendeu um convite à seleção para o Palácio do Quirinale, em Roma.
Com parciais de 25/23, 13/25, 26/24, 19/25 e 15/8, a Azzurra teve que suar para conquistar o ouro, em uma partida disputadíssima, com as turcas indo para cima desde o início.
Apesar de terem sido massacradas no segundo set, o time de Julio Velasco reagiu e venceu por dois pontos o terceiro, com o talento de Paola Egonu, perdendo o quarto.
A decisão foi para o tie-break e a Itália levou a melhor com 15 a 8.
“Somos campeãs do mundo” , comemorou Alessia Orro, explicando que estavam “cansadas, um pouco desconectadas”.
“Terminamos este verão [no hemisfério norte] em grande estilo. Não poderíamos ter terminado melhor. Estou muito orgulhosa dessas meninas. Apesar das dificuldades, vencemos. Somos fenomenais”, acrescentou a campeã.
Com o ouro no Mundial, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, convidou a seleção feminina de vôlei para visitar o Palácio do Quirinale, em data ainda a ser anunciada.
“Do presidente Mattarella felicitações e congratulações às meninas italianas do vôlei”, diz comunicado do Quirinale, onde foi feito o convite.
Já a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou no X que “as azzurre do vôlei fizeram história como campeãs do mundo”.
A disputa pelo terceiro lugar também foi eletrizante. O Brasil bateu o Japão por 3 sets a 2, com 12/25, 17/25, 25/19, 29/27 e 16/18.
A seleção canarinho atropelou as japonesas nos dois primeiros sets com o brilho de Gabi, mas teve que lutar nos seguintes, levando o resultado final para o tie-break. Mais uma vez, o talento de Gabi se sobressaiu e o Brasil subiu ao pódio do Mundial.