
A Itália perdeu a final da Liga das Nações masculina de Vôlei (VNL) após ser massacrada pela Polônia por 3 sets a 0 em Ningbo, na China.
Por outro lado, o Brasil, que foi eliminado ontem da final pelos poloneses, derrotou a Eslovênia em quadra hoje, levando o bronze.
Com parciais de 25/22, 25/19 e 25/14, a Polônia repetiu o sucesso de 2023 e conquistou o bicampeonato da VNL, tirando dos azzurri a oportunidade de dobradinha de ouro no pódio da competição, depois de a seleção feminina italiana levar o título na semana passada.
Os jogadores poloneses Leon (16 pontos) e Semeniuk (13 pontos) foram os maiores pontuadores da final, sem dar chances para o time de Ferdinando De Giorgi, apesar dos esforços de Lavia (11 pontos) e Michieletto (7 pontos).
O primeiro set foi o mais disputado, com a Itália liderando por 8 a 7 antes de ficar para trás. Lavia reduziu o placar para 14 a 14, e a partida permaneceu equilibrada até Michieletto empatar em 19 a 19. Mas foi o último suspiro antes do avanço final dos poloneses. No segundo set, a Polônia assumiu a liderança imediatamente, enquanto os italianos tentaram recuperar o atraso, sem sucesso. Nesse ponto, o clima em quadra também mudou: no terceiro set, o placar de 25 a 14 marcou a derrota dos italianos.
A decepção de perder permanece, mas o resultado geral para os italianos foi positivo. Simone Giannelli e seus companheiros conquistaram o segundo lugar do pódio ao final de uma jornada que começou em 11 de junho em Quebec, Canadá, e continuou em Chicago, nos Estados Unidos, e Liubliana, na Eslovênia, antes de chegar à final na China e somarem 12 vitórias.