Notícias

Itália mantém prisão de Carla Zambelli enquanto avalia pedido de extradição

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), considerada foragida da justiça brasileira, vai seguir presa na Itália enquanto aguarda a decisão sobre o pedido de extradição feito pelo Ministério da Justiça.

A audiência realizada no Tribunal de Apelações de Roma, terminou sem definição. Zambelli está detida na penitenciária feminina de Rebibbia desde o dia 29 de julho.

O juiz responsável pelo caso solicitou, também tempo para analisar novos documentos apresentados pela defesa de Zambelli, que pedem a soltura da parlamentar sob o argumento de que ela necessita de tratamentos de saúde que não podem ser feitos no sistema penitenciário.

A Corte Suprema da Itália, porém, considera que um pedido de prisão inserido na lista de alerta vermelho da Interpol é equivalente a um pedido de prisão em âmbito internacional, o que indica a aplicação de medidas cautelares e deve inviabilizar o pedido da defesa da deputada. Além disso, o Tratado de Extradição Itália-Brasil também garante a aplicação das medidas.

Estado de Saúde

Há duas semanas, uma audiência realizada na mesma corte de apelações que decidiu pela manutenção da prisão da parlamentar nesta quarta, foi interrompida porque Zambelli alegou estar passando mal. O laudo médico emitido a pedido da justiça italiana, porém, concluiu que a deputada não tem problemas graves de saúde.

“Embora apresente distúrbio depressivo e dificuldades relacionadas ao sono, desde o início da detenção não foram registrados comportamentos autolesivos, e Zambelli se mostrou lúcida e adequada nas entrevistas clínicas”, diz um trecho do documento. O laudo será analisado pela justiça italiana.

A defesa da deputada informou que vai insistir no pedido de liberdade ou prisão domiciliar enquanto aguarda decisão sobre o processo de extradição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios