Notícias

PIB da zona do euro pode cair até 0,4% em 2012, prevê Banco Central Europeu

O Banco Central Europeu (BCE) revisou para baixo sua projeção para o PIB da zona do euro para o ano que vem. A estimativa agora varia de uma contração de 0,4% a uma expansão de 1%; a previsão que havia sido anunciada em setembro era de uma alta entre 0,4% e 2,2%.

Para este ano, como é natural, o intervalo da projeção diminuiu, passando a ser de um crescimento do PIB entre 1,5% e 1,7%, ante a faixa de 1,4% a 1,8% anunciada em setembro. Para 2013, o BCE espera uma expansão entre 0,3% e 2,3%.

"Essas revisões refletem principalmente o impacto da queda da confiança e da deterioração das condições financeiras sobre a demanda doméstica", afirma o comunicado do BCE.

Para o Índice de Preços ao Consumidor Harmonizado da região, o BCE projeta alta entre 2,6% e 2,8% para este ano, entre 1,5% e 2,5% para 2012 e entre 0,8% e 2,2% para 2013. "Comparados com as projeções de setembro, os intervalos da estimativa para 2011 e 2012 foram revisados ligeiramente para cima", diz o comunicado. "Isso resulta do impacto dos preços mais altos do petróleo em euro, bem como da maior contribuição de impostos indiretos", disse o BCE.

Segundo a autoridade monetária, esses fatores devem mais do que compensar os ajustes para baixo das margens de lucro e das expansões salariais, que estão relacionados com a revisão em queda da atividade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios