Notícias

CAOS DO LIXO EM NÁPOLES: Comissão Europeia adverte a Itália

A Comissão Europeia, o Executivo da União Europeia (UE), será obrigada a recorrer ao Tribunal de Justiça da Europa se a Itália não elaborar um plano eficaz para o tratamento do lixo na região da Campania, cuja capital é Nápoles, disse hoje o comissário europeu para o Ambiente, Janez Potocnik.

Apesar das repetidas intervenções do governo, a região da Campania sofre há muitos anos períodos de acúmulo de lixo nas ruas de suas cidades. São muitos os motivos para isso: entre eles, o envolvimento da máfia local (Camorra) nas operações de coleta, armazenamento e eliminação dos resíduos.

O comissário, depois de dizer que o Tribunal de Justiça poderia impor sanções à Itália, considerou que "serão necessários muitos anos para criar as infraestruturas que garantirão um tratamento adequado de todos os resíduos domésticos produzidos na Campania (7.200 toneladas diárias) e evitar novas emergências do lixo". 

Esta região da Itália foi visitada recentemente pelos inspetores da UE, liderados por Pia Bucella. 

Em maio de 2008 a UE deu um ultimato à Itália sobre a questão do lixo e em junho deste mesmo ano a Comissão Europeia advertiu a Itália. 

Em 2006, lembrou a citada comissão, a Itália foi condenada por violação das regras sobre o impacto ambiental.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios