Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Itália pode perder 40% das praias até 2100, alerta estudo
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Itália pode perder 40% das praias até 2100, alerta estudo
Notícias

Itália pode perder 40% das praias até 2100, alerta estudo

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A Itália corre o risco de perder aproximadamente 20% de suas praias até 2050 e 40% até 2100, devido à elevação do nível do mar e aos riscos de erosão, inundações e pressão populacional e urbana.

O cenário consta no relatório “Paisagens Submersas”, da Sociedade Geográfica Italiana, apresentado nesta terça-feira (28). De acordo com o estudo, aproximadamente 800 mil pessoas poderão ser realocadas em função das mudanças costeiras.

https://www.provincia.biella.it/

Entre as regiões mais vulneráveis estão o norte do Adriático, partes da costa ao redor de Gargano, trechos do Tirreno entre Toscana e a Campânia, e as áreas de Cagliari e Oristano.

Metade da infraestrutura portuária do país, mais de 10% das terras agrícolas, além de pântanos, lagoas e as chamadas zonas costeiras “anfíbias” — como o Delta do Pó e a Lagoa de Veneza — também estão em risco.

O relatório destaca que a defesa costeira, hoje baseada em barreiras artificiais que protegem mais de um quarto das costas baixas, tem efeito limitado: elas aumentam a erosão e a vulnerabilidade, e seu custo tende a subir.

O turismo intensivo agrava a situação, com municípios costeiros oferecendo 57% dos leitos turísticos, enquanto o desenvolvimento desordenado prejudica ainda mais o litoral.

A salinização das terras agrícolas é outro problema crescente. No verão de 2023, a cunha de sal avançou mais de 20 km no Delta do Pó, ameaçando a agricultura e o fornecimento de água potável.

Além disso, áreas protegidas essenciais para a biodiversidade, que abrangem 10% do litoral e das águas italianas, muitas vezes carecem de planos de gestão adequados.

No geral, os portos e a infraestrutura relacionada se estendem por 2.250 km na Itália e correm o risco de serem severamente comprometidos, com sérios impactos na qualidade dos sistemas logísticos.

https://www.provincia.biella.it/

“É necessária uma reversão clara dessa tendência. As costas baixas — praias e áreas próximas — são, em grande parte, construídas ou paisagísticas artificiais”, explicou Claudio Cerreti, presidente da Sociedade Geográfica Italiana.

Segundo o especialista, “isso impede que a dinâmica natural se adapte a uma mudança estável no nível do mar – mas também a tempestades ou tsunamis”. Desta forma, “renaturalizar o máximo possível é uma solução potencial.”

O relatório também enfatiza a importância de prevenir catástrofes, oferecendo aos formuladores de políticas diretrizes equilibradas e possíveis medidas de mitigação.

Você pode se interessar também por ...

Beppe Grillo, líder do maior partido de oposição da Itália é condenado por difamação
Italianos sobrevivem a naufrágio no Vietnâ
Rússia ataca Itália e diz que política energética é “suicídio”
FUTEBOL ITALIANO: Presidente da Roma aumenta sua participação no clube
Advogado do italiano Cesare Battisti não trabalha com hipótese de deportação
TAGGED:pode perder 40% das praias até 2100
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Leclerc ganha em Silverstone e garante 250ª vitória da escuderia italiana Ferrari na F1

Fabio Botto
Fabio Botto
5 de julho de 2026
Invasão de mosquitos provoca evacuação em avião na Itália
Fora da Copa, Itália recorda 20 anos do tetra com sabor amargo
Papa Leão XIV se solidariza novamente com vítimas de terremotos na Venezuela
Festival de Veneza homenageará Rossellini com exibição de obra-prima restaurada
Praias italianas estão entre as mais seguras da Europa, aponta estudo
FSSPX diz que excomunhões do Vaticano foram “injustas”
Papa Leão XIV visita Lampedusa e cobra ação da Europa para proteger e integrar migrantes
Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?